Cracóvia para 3 Dias 😃




Se vais viajar à Polónia, não podes deixar de visitar a cidade de Cracóvia.
Cracóvia é a segunda maior cidade da Polônia, e localiza-se no sul da Polônia e nas margens do rio Vístula. 





Apesar de possuir um centro histórico relativamente pequeno, possui interessantes pontos turísticos para conhecer. A Cidade Velha – Património Mundial pela UNESCO, é considerada uma das mais bonitas da Europa.
É uma cidade barata e animada, sendo o principal centro académico, cultural e artístico do país.


A viagem para Cracóvia está bastante facilitada pela diversificada oferta de viagens low-cost, seja pela Ryanair ao longo de todo o ano ou Wizz Air com partidas a contar de Março de 2019. Isto fazendo contas que a partida é feita do Porto, pois com paridas de Lisboa apenas a Raynair faz a ligação direta.




À chegada do aeroporto de Cracóvia tens varias ofertas de transfere para o teu Hotel ou centro da cidade. As que mais te posso aconselhar são:

  • Serviço de táxi do aeroporto de Cracóvia
    (Este é um serviço mais privativo e mais rápido sem duvida)
Zona

Distância de
Aeroporto de Cracóvia

Tarifa única em PLN

Tarifa única em EUR *

1

até 4,9 km

29,00

7,00

2

5 - 9,9 km

49,00

12,00

3

10 - 14,9 km

69,00

17,00

4

15 - 19,9 km

89,00

22,00

5

20 - 24,9 km

109,00

27,00

6

25 - 29,9 km

129,00

32,00




* 1EUR = 4PLN
 

  • Bonde
Outra possibilidade de viajar de e para o aeroporto é de Comboio é através da rede de comboio - BONDE. O bonde é um meio de transporte muito cómodo e eficaz, tanto para os turistas, que se podem deslocar pela cidade apreciando o passeio, como para os cidadãos locais.
  • Autocarro
O Aeroporto de Cracóvia é servido por duas linhas regulares de autocarro, o nº 208 e o nº 252 e uma linha noturna com o nº 902.



Na minha estadia em Cracóvia, tive uma ótima experiência, na qual não podia deixar de fazer referência à mesma pois, nada melhor que ter um bom alojamento numa cidade com uma meteorologia bastante vincada no que diz respeito ao frio que se faz sentir.
Então eu fiquei hospedado no Well Well Aparthotel, com a reserva efetuada através do Booking. Tinha uma ótima relação qualidade preço e condições que oferecia uma decoração simples, moderna e bastante original.
Fiquei hospedado por 3 noites com direito a alojamento e pequeno almoço num quarto duplo e paguei apenas 120€.





Entre as centenas de lugares de interesse e monumentos para ver em Cracóvia, há alguns que não podes perder. Tais Como:

  • Castelo de Wawel: O Castelo é bastante extenso e conta com diversos pontos turísticos, no interior do seu recinto, portanto vai com tempo pois só aqui podes uma grande parte dos principais pontos turísticos.

  • A Catedral de Wawel: A Real Catedral Basílica dos Santos Estanislau e Venceslau no Monte Wawel, também conhecida como Catedral de Wawel, é uma igreja católica romana localizada no monte Wawel.
 
  • Museu Catedralício João Paulo III: Inaugurado em 1978 por Karol Wojtyla, o museu mostra diferentes objetos religiosos e valiosas insígnias reais.
  • Caverna do Dragão: Um dragão maligno que vivia numa caverna na colina de Wawel e segundo reza a historia devorava os cidadãos e ninguém sabia como acabar com ele, e mais não conto, pois tens mesmo de visitar a caverna para conhecer a lenda.

  • Minas de sal de Wieliczka: Declaradas Património da Humanidade pela UNESCO em 1978, as minas, conhecidas como “a catedral subterrânea de sal da Polónia”, contam com uma profundidade de 327 metros e um comprimento de mais de 300 quilómetros de galerias, ao longo das quais há câmaras e capelas com belas figuras esculpidas que ilustra a história da mineração do sal.



  • Fábrica de Oskar Schindler: Conhecida a nível mundial quer por a sua marca histórica, quer devido ao seu aparecimento no filme “A Lista de Schindler”, a Fábrica de Oskar Schindler faz parte da história do país pois seu dono empregou todas as suas forças para salvar o maior número de vidas durante a ocupação nazista na Polónia.







  • Campo de concentração de Auschwitz: Estes ficaram conhecidos por ser o local de extermínio dos judeus praticado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente é possível visitar dois campos: Auschwitz I, o campo de concentração original, e Auschwitz II (Birkenau), construído posteriormente como campo de extermínio.






  • Barbacana: É um posto avançado fortificado, antes ligado às muralhas da cidade. É um portal histórico que leva à Cidade Velha de Cracóvia, na Polônia.


A cozinha polaca apresenta uma excelente mistura entre as gastronomias eslava, turca, alemã, húngara, judia, arménia e francesa, algo que se nota nos pratos deliciosos e contundentes que a caracterizam.

Pratos típicos:

Zurek: Sopa polaca com base de farinha de centeio e carne;

Zupa pomidorowa: Sopa de tomate com legumes e pasta ou arroz;

Goulash: Refogado preparado com carne de porco, cebola e pimentão;

Schab ze sliwkami: Lombo com ameixa;

Sernik krakowski: Torta de queijo típica de Cracóvia;


Informação de Interesse:

Krakow Tourist Card

O cartão Krakow Tourist Card é um cartão turístico que oferece entrada gratuita em mais de 40 museus e monumentos da cidade e permite o uso ilimitado do transporte público. Também oferece descontos em alguns restaurantes e outros estabelecimentos.

  • Fábrica de Oskar Schindler
  • Torre da Antiga Prefeitura de Cracóvia
  • Velha Sinagog
  • Farmácia da Águia
  • Basílica de Santa Maria
  • Barbacana
  • Galeria de Arte Polaca do Século XIX
  • Museu de Arte Contemporânea de Cracóvia
  • Quartel general da Gestapo
  • Rynek Underground

Conheça a fascinante história de Cracóvia, desde sua fundação por tribos eslavas e saiba como se converteu em uma importante cidade de peregrinação turística e com uma cultura fascinante.

1 comentário: